Sobre ter uma rotina: é negativo ou positivo?

 In Coaching, Comportamento Humano, consciência, Desenvolvimento Pessoal, Life Coaching, Qualidade de Vida, Saúde e Bem-Estar

Somos acostumados a julgar: ou achamos muito ruim ter rotina ou achamos fundamental ter uma rotina estabelecida para conseguirmos viver em ordem.

Mas afinal, pensando em produtividade, como Coach de alta performance, sem esquecer da vida como ela é, o que eu acredito ser negativo ou positivo em ter uma rotina?

 

Depende!

Não existe certo ou errado, existe adequado.

Depende do seu momento de vida.

Depende dos seus compromissos.

E, por exemplo, esse ano precisei estabelecer uma rotina na minha semana para poder fazer tudo que quero com os recursos que tenho, e essa mesma rotina que antes eu acreditava ser rígida, hoje me oferece liberdade.

 

Meu objetivo é ter o estilo de vida que escolhi, cuidando de todas as áreas importantes da minha vida.

Segue algumas dicas para que você também tenha uma rotina alinhada a pilares como emocional, mental, social e físico.

 

 

 

1ª Dica: Crie uma rotina matinal:

  • Separe 15 minutos a mais nas suas manhãs para você, pode ser para tomar um café com calma, sentado na sua mesa de refeições. Como fazer isso? Acordar um pouco mais cedo (sei que é simples, mas não é fácil) ou demorar menos escolhendo roupa já torna isso possível.
  • Uma estratégia é deixar tudo arrumado na noite anterior.

 

 

 

 

2ª Dica: Inclua a leitura no seu dia a dia:

  • Comece hoje mesmo a ler um capítulo de um bom livro por dia. (Eu gosto antes de dormir).
  • Uma estratégia aqui é dar um limite para o celular, tire ele do lado da sua cama antes de dormir, ou esqueça de olhar por uma meia hora. (Treine esse exercício mais vezes).

 

 

3ª Dica: Escreva suas tarefas em algum lugar para que você tenha clareza do que é urgente e importante a fazer no seu dia.

  • Ter a rotina de planejar fará toda diferença na execução das tarefas.
  • Estratégia é escolher um lugar para escrever como uma agenda, um bloco de notas ou até mesmo um caderno simples.

 

4ª Dica: Caminhar mais: sim movimente-se diariamente.

 

  • Prestar atenção se você está caminhando já fará diferença. Tem aplicativos que contam seus passos, experimente medir.
  • Estratégia: Saia para caminhar antes de uma reunião, pense sobre soluções de um possível problema dando uma volta na rua e aproveite o ar livre para ter mais ideias.

 

 

 

Use a rotina a seu favor. Aproveite mais o seu dia e torne-se mais dono do seu tempo.

Você fará ser positivo ou negativo: a escolha é sua!

 

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