Meta S.M.A.R.T. : você sabe o que é?

 In Business Coaching, Chai Carioni, Coaching, Desenvolvimento Pessoal, Empreendedorismo, estrategia, Life Coaching

O significado de cada letra original e traduzida para português:

SPECIFIC -> ESPECÍFICA OU CONTEXTUALIZADA
MEASURABLE -> MENSURÁVEL
ACHIEVABLE -> ATINGÍVEL
RELEVANT -> RELEVANTE
TIMELY -> TEMPORAL

Você pode construir uma meta através de várias ideias, aproveite e escreva em um papel de
forma bem solta e aleatória tudo o que você imagina sobre esse objetivo, tentando torná-lo
tangível.

Quando você define um objetivo, pode ser em qualquer área da vida como por exemplo:

Áreas da vida

saúde – amor – trabalho – financeiro – estudos – família

Definir a área específica que esta meta será criada fará mais sentido no momento de
transformá-la em S.M.A.R.T, pois a primeira pergunta que irei fazer para você será: Por que
essa área ou por que esse objetivo é importante?
Nesse momento já começamos a verificar evidências da Relevância da sua meta.

A segunda orientação no meu jeito de atuar no Coaching é a data que você quer ter sua meta
atingida, ou seja, vamos colocar sua meta no modo temporal.


Se você já respondeu as três perguntas abaixo, podemos finalmente escrever nossa meta
S.M.A.R.T com todo comprometimento e foco:
1- O que eu quero realizar?
2- Porque eu quero realizar?
3- Quando que eu quero realizar?

Neste momento dedique um pouco mais de tempo ao item atingível e defina as maneiras que
você irá realizar sua meta.
Quais serão as ações necessárias para atingir o objetivo final? No método de coaching falamos
em fragmentar sua meta, dividir em pequenas etapas e desta forma tudo ficará mais atingível.

Mensurar sua meta é um ponto importantíssimo, porque definir indicadores promove a
condição de controle das suas ações e manutenção dos resultados.

Agora escreverei um exemplo prático para você acompanhar comigo. Aproveite
para criar a sua própria META S.M.A.R.T, lembre – se de celebrar quando você tiver atingido.

Exemplo área da vida financeira:

S: Guardar 10% do meu faturamento mensal para reinvestir no meu negócio até dezembro de
2018.
M: 10% do faturamento mensal médio
A: Começar no mês de julho a separar um valor de 10% do faturamento total como uma nova
conta de despesas chamada como “reserva para reinvestir”.
R: importante ter um valor acumulado nos próximos meses para investir em novos produtos e
marketing. Na minha visão como administradora de empresas eu acredito que sem
investimento não existe crescimento e sem crescimento não estamos preparados para sermos
mais produtivos e competitivos.
T: até dezembro de 2018, ou seja, defini um prazo para esta meta estar acontecendo.

A conquista existe para quem não desiste. Corra atrás dos seus sonhos, será mais fácil se você transformá-los em metas e melhor ainda se elas forem S.M.A.R.T.

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