É possível ser produtivo associado a um “slow lifestyle”?

 In Chai Carioni, Coaching, Life Coaching

Hoje acredito que sim, é possível ter produtividade vivendo com menos correria e priorizando um estilo de vida com qualidade em cada momento.

Então respira e não pira que nem sempre pensei e agi assim.

Quantas pessoas estão sempre reclamando que não tem tempo ou que estão na correria, eu arrisco dizer que ou você é uma destas pessoas ou conhece alguém com esse discurso.

Produtividade está relacionado a resultado e não diretamente a tempo como geralmente pensamos. O tempo é apenas um dos recursos que precisam de gestão para influenciar positiva ou negativamente no real fato ser produtivo.

Ninguém precisa de mais tempo para ser produtivo.

Ninguém precisa mudar hábitos ou seguir métodos de livros best sellers para ser eficaz.

Na prática ninguém precisa de rotina para realizar mais coisas.

O que eu acredito é que cada um de nós precisa fazer boas escolhas!

Escolher o estilo de vida que quer levar e a partir daí aprender a dizer sim para novas possibilidades e especialmente aprender a dizer não para velhas desculpas.

Escolher combina com duas questões importantes na minha opinião:

1ª organização – você não precisa ter rotina, mas se você conseguir organizar seu dia seguinte, no que diz respeito as suas principais demandas, como comer, vestir, atender (filhos ou clientes por exemplo) e cuidar de si, então o seu dia já começa com um propósito e isso faz mais sentido para você perceber o quanto foi um dia produtivo na hora de deitar, pois se você consegue avaliar que realizou aquilo que planejou já tem uma liberação de satisfação enorme, sabe o nome disso? Resultado! E resultado, por sua vez é sinônimo de produtividade.

2ª inteligência emocional – autoconhecimento é uma matéria que permite você saber o que funciona para você e o que não funciona. O simples fato de você respeitar seus limites emocionais e considerar seus talentos nas escolhas das tarefas, faz com que tudo que você comece a fazer tenha mais consciência.

Proponho uma semana com escolhas mais consciente e consequentemente dias mais produtivos, topa?

Se sim, anote ou recorte algumas ideias simples para fazer acontecer, mas antes pegue papel e caneta e um café, porque um bom planejamento combina muito com um bom café.

 

1º = Escreva duas listas, uma com tudo que você “tem que” fazer e outra com tudo que você “quer” fazer na próxima semana.

2º = Classifique as listas, coloque um X nas tarefas que são urgentes, geralmente aquelas que o prazo já esgotou ou você vem procrastinando faz tempo.

3º = Priorize as tarefas Urgentes, definindo como meta pelo menos 2 tarefas destas como compromisso por dia, não vale mais do que 2 tarefas urgentes para resolver num dia, ok?

4º = Organize o básico: material de trabalho, mochila da academia, comidas e lanches, roupas ou uniformes. Como preferência escolha um dia (pode ser domingo à noite) para deixar tudo que é de todo dia em ordem e acessível. Perder tempo pensando no que vai vestir ou procurando carregador de notebook, pode acabar com a ideia de ter um dia produtivo.

5º = Negocie prazo com você mesmo: queremos tudo e queremos agora!

Certo? Errado!

Respeite o seu ritmo, respeite o ritmo dos outros (família ou equipe) e entenda que muitas coisas estão apenas ocupando espaço na sua “gaveta” de cobranças pessoais, ou seja, se você não for legal com você mesmo não espere que o mundo seja.

6º = Slow lifestyle não significa preguiça, por favor, entenda que preguiça é sabotador da produtividade e não use um estilo de vida com mais calma para justificar uma eventual “deixe para depois”, isso não vale aqui!

7º = Encerre o dia, reorganize o próximo e aprenda a descansar para renovar as energias. Pode ser um ritual do sono como um banho, uma meditação, um chá e um momento de gratidão, esses pequenos gestos aumentam a nossa imunidade e imunidade alta nem preciso dizer né: produtividade alta também!

Quer conversar mais comigo sobre Produtividade + Slow Lifestyle? Vem comigo para a LIVE

 

Beijos e até a LIVE,

Chai  Carioni

 

Recent Posts

Leave a Comment

Entre em contato!

Tem dúvidas ou quer conversar sobre nossos produtos? Envie-nos um email, entraremos em contato em breve. Obrigado!

0

Start typing and press Enter to search