Desafios do Empreendedor

 In Business Coaching, Desenvolvimento Pessoal, Empreendedorismo, estrategia

Ser dono do próprio negócio é um sonho de muitas pessoas.

Tornar esse sonho realidade pode acabar em um pesadelo.

Quais são os principais desafios do empreendedor diante deste cenário?

Desenhar o mapa ou o caminho a ser seguido para fazer o negócio nascer é o primeiro grande desafio, afinal, quanto menos obstáculos encontrar neste caminho, mais eficiente será o resultado.

Neste caso provoco uma reflexão sobre as pessoas que farão parte do negócio – direta e indiretamente, no mundo da administração de empresas, chamamos de “stakeholders”:

– Fornecedores: de quem depende o seu negócio antes mesmo dele existir? Liste os possíveis fornecedores de obra física em caso de reforma ou construção até os representantes da matéria prima necessária para fazer o empreendimento acontece.

Não esqueça de considerar os prestadores de serviços importantes, como por exemplo: contador, advogado, banco, agência de marketing, consultores e até um coach de negócios.

– Governo: aqui são as licenças e tudo que envolve burocracia governamental. Saiba quais as premissas para o seu negócio estar regulamentado e considere tempo e documentos suficientes para não ficar de “mãos amarradas” na véspera de abrir suas portas para o público por conta de empreender em um País burocrático e oneroso para o empresário (isso é fato, neste caso planejar é melhor do que reclamar).

– Parceiros – defina uma lista de possíveis parceiros, como os vizinhos do seu estabelecimento, caso ele tenha uma sede física, afinal muitos negócios hoje são totalmente online, neste caso os parceiros são chamados de afiliados e cada vez mais geram resultados positivos para todos.

– Sócios e investidores – defina indicadores, planejamento estratégico para que a cada dificuldade (sim, anote que elas existirão) seja possível analisar números, definir metas, estabelecer investimentos e finalmente construir estratégias com base nos valores da empresa, afinal perfis diferentes podem ser complementares e não conflitantes se existir uma gestão clara e alinhada aos valores comuns.

– Equipe ou colaboradores – o seu negócio depende de equipe para funcionar? Como você irá escolher, contratar e treinar essas pessoas. Um dos maiores e mais comuns erros do empreendedor é acreditar que a equipe vem pronta, quando na maioria dos casos, investir recursos como tempo e dinheiro para formar o “time dos sonhos”, pode fazer toda diferença.

– Concorrência – Conheça como atua o mercado que você pretende entrar. O que o seu negócio tem de inovador ou qual o diferencial da sua oferta ao se comparar com a concorrência.

– Clientes – finalmente o maior desafio de todos neste item: quem é o seu cliente potencial? Como você irá se relacionar com ele? O que sua empresa irá entregar para ele? Aqui, deixo algumas dicas para você sentir segurança em seguir em frente, afinal sonho a gente corre atrás, quando estamos com um mapa claro em nossas mãos o caminho tende a ser até divertido! Aproveite a viagem!!!

Dicas de entregas diferenciadas para o seu cliente;

  • Sua história
  • Suas experiências
  • Seus conhecimentos e habilidades
  • Seus valores e talentos
  • Suas motivações
  • Seu brilho no olho

 

Qualidade e preço de serviços e produtos tornam-se bônus quando a entrega vai além do esperado.

Recent Posts

Leave a Comment

Entre em contato!

Tem dúvidas ou quer conversar sobre nossos produtos? Envie-nos um email, entraremos em contato em breve. Obrigado!

0

Start typing and press Enter to search